VISITAS:

Seguidores

segunda-feira, 14 de junho de 2010

João Paulo II


Karol Józef Wojtyla, conhecido como João Paulo II desde sua eleição para o papado, em Outubro de 1978, nasceu em Wadowice, uma pequena cidade 50 km. de Cracóvia, em 18 de maio de 1920. Foi o mais pequeno dos três filhos de Karol Wojtyla e Emilia Kaczorowska. Sua mãe morreu em 1929. Seu irmão mais velho Edmund (médico) morreu em 1932 e seu pai (oficial militar) em 1941. Sua irmã Olga morreu antes que ele nasceu.
Desde 1942, quando ele se sente a vocação ao sacerdócio, aulas de educação continuada do seminário clandestino de Cracóvia, liderada pelo Arcebispo de Cracóvia, Cardeal Adam Stefan Sapieha. Ao mesmo tempo, foi um dos promotores do "Teatro rhapsodes", também clandestino.
Após a Segunda Guerra Mundial, ele continuou seus estudos no seminário maior de Cracóvia, uma vez mais aberto, e da Faculdade de Teologia da Universidade Jagiellonski, até a sua ordenação sacerdotal em Cracóvia, em 1 de novembro de 1946 mãos do Arcebispo Sapieha.
Ele foi enviado para Roma, onde, sob a direção do francês Dominicana, GARRIGOU Lagrange, em 1948 obteve um doutoramento em teologia com uma tese sobre o tema da fé nas obras de São João da Cruz (Doctrina de fide apud sanctum Ioannem a cruz). Naquele momento teve sua licença para exercer o ministério pastoral entre os imigrantes polacos da França, Bélgica e Holanda.

Em 1948, ele retornou à Polônia e foi vigário de diversas paróquias de Cracóvia e capelão da universidade até 1951, quando retomou seus estudos de filosofia e teologia. Apresentado em 1953 na Universidade Católica de Lublin uma tese intitulada "Avaliação da possibilidade de fundar uma ética católica sobre o sistema ético de Max Scheler". Mais tarde se tornou professor de Teologia Moral e Ética Social no seminário maior de Cracóvia e na Faculdade de Teologia de Lublin.
Em 4 de julho de 1958 por Pope Pius XII foi nomeado bispo titular de Cracóvia Olmi e Assistente. Recebeu ordenação episcopal em 28 de setembro de 1958 na Catedral Wawel (Cracóvia), nas mãos do Arcebispo Eugeniusz Baziak.
João Paulo II exerceu o seu ministério petrino com um incansável espírito missionário, dedicando toda a sua energia, impulsionado pela "Sollicitudo omnium ecclesiarum" aberto e caridade para toda a humanidade. Conduzido 104 viagens apostólicas fora da Itália, e 146, através do interior deste país. Além disso, como Bispo de Roma que ele visitou 317 das 333 paróquias romanas.
Mais do que todos os seus antecessores estavam com o povo de Deus e com os líderes das nações: mais de 17.600.000 peregrinos participaram na Geral 1166 Audiências realizadas às quartas-feiras. Esse número não inclui as outras audiências especiais e cerimônias religiosas [mais de 8 milhões de peregrinos durante o Grande Jubileu do ano 2000] e os milhões de fiéis que conheceu o Papa durante a visita pastoral feita na Itália e no resto do mundo. Devemos também lembrar as inúmeras personalidades governo com quem se reuniu durante 38 visitas oficiais e as 738 audiências ou encontros com chefes de Estado e 246 audiências e reuniões com os primeiros-ministros.
Seu amor para a juventude o levaram a iniciar em 1985 Jornadas Mundiais da Juventude. Nas 19 edições das Jornadas Mundiais da Juventude realizada em todo o seu pontificado, reuniu milhares de jovens ao redor do mundo. Além disso, a sua atenção para a família revelou o Encontro Mundial das Famílias, inaugurado por ele em 1994.
João Paulo II promoveu o diálogo com os judeus e com os representantes de outras religiões, apelando, em diversas ocasiões para reuniões oração pela paz, especialmente em Assis.
Sob a sua orientação, a igreja se aproximou do terceiro milénio e celebrou o Grande Jubileu do ano 2000, ao longo das linhas indicadas por ele na Carta Apostólica Tertio Millennio Adveniente, e depois veio para a nova época, que recebe as suas instruções na Carta Apostólica Novo Millennio Ineunte, o que mostrou a forma como os fiéis das futuras tempo.
Cresceu significativamente, o Colégio dos Cardeais, criando 231 Cardeais (mais um "in pectore", cujo nome não foi tornado público antes de sua morte) 9 consistories. Além disso, convocou 6 reuniões plenárias do Colégio dos Cardeais.
Promulgado o Catecismo da Igreja Católica, à luz da revelação, autoritariamente interpretada pelo Concílio Vaticano II. Alterar o Código de Direito Canônico e do Código dos Cânones das Igrejas Orientais, e reorganizou a Cúria Romana.
João Paulo II morreu em 2 de abril de 2005, em 21,37, e concluiu no sábado, e tinha entrado no oitavo domingo de Páscoa e Divina Misericórdia.
A partir dessa noite até abril 8, o dia do funerais realizaram-se do falecido Pontífice, com mais de três milhões de peregrinos prestou homenagem ao Pope John Paul II, até 24 horas de fila para o acesso à basílica de San Pedro.

Em 28 de abril de Pope Benedict XVI desculpada tempo esperando cinco anos após a morte para começar a causa de beatificação e canonização de João Paulo II. O processo aberto oficialmente pelo Cardeal Camillo Ruini, vigário-geral para a diocese de Roma, em 28 de junho de 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário