VISITAS:

Seguidores

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Jovem, Levanta-te! |Lucas7,14|



Após o longo período da Páscoa, este é o primeiro domingo do tempo Comum. Após vivermos e celebrarmos mistérios como a ressurreição, ascensão e pentecostes, além da santíssima trindade e do corpo de Cristo, a igreja nos propõe um olha a nós mesmos, em busca de uma simples resposta: Estou vivo ou morto? Minha alma vive, ou está morta? Uma pergunta simples e pessoal, o que me faz viver verdadeiramente? O que me faz sentir e admirar os mistérios cristãos?
Vivemos numa sociedade onde o conceito para vida é a aderência às drogas e aos vícios da morte. Corporalmente vivemos, mas a alma de nossa sociedade está morta. Quantos jovens se drogam? Quantos homens públicos roubam e desviam o dinheiro público, em vista do próprio bem?! Será que uma pessoa drogada vive plenamente? Será que o DOM DA VIDA está sendo utilizado da maneira como nos foi destinado? Não, infelizmente não vivemos mais. Não nos vestimos pelo nosso gosto, seguimos a moda. Não assistimos o que gostamos, apenas vemos o programa com mais ibope. Não lemos o que gostamos de ler, lemos o best-seller. mas Cristo vem nos mostrar que podemos sim sair desta situação de morte e viver plenamente segundo o amor de Deus.
"Elias tomou o menino, desceu com ele do aposento superior para o interior da casa, e entregou-o à sua mãe, dizendo: "Eis aqui o teu filho vivo"
1º Reis17,23

Elias é um profeta sensacional, e no qual todos nós, cristãos deveríamos nos espelhar. Elias nunca se conformou com os poderes opressores, nunca calou a boca quando tinha que falar e nunca desistiu da profecia. Perseguido, foi acolhido na casa de uma viúva. Seu filho morre, e ela fica muito triste. Isso até hoje acontece conosco: quantas mães não perdem seus filhos para as drogas? Para a Aids? Para a violência? numa briga de gangue, num tiroteio ou por tantas outras Mortes que nossa sociedade propõe?!
"Eu te ordeno, levanta-te!" Lc 7,14
Mas Jesus, assim como Elias não se conforma com a opressão social, com a morte social, ele não é um Deus de morte, ele é um Deus de Vida, e não admite, não concorda com a opressão, com a morte, ele quer a vida, quer a ressurreição. Nunca desista de rezar, de lutar contra as drogas, contra o crack, a maconha, o álcool, a violência. Todas estas coisas são sinais de morte, Jesus é sinal de vida, sinal de restauração, de vida. Sejamos cristãos como Elias, que ressuscita os mortos, que tira o rapaz das trevas (dragas, violência) e dá a luz a seus olhos, dá vida nova, Jesus.
"Quando, porém, aquele que me separou desde o ventre materno e me chamou por sua graça .se dignou revelar-me o seu Filho, para que eu o pregasse entre os pagãos, não consultei carne nem sangue" Galatas1, 15 e 16
Paulo em sua carta ao Gálatas admite sua péssima conduta antes de sua conversão e diz que tudo o que escreve é obra de Deus, não dele. Paulo é o melhor exemplo de uma pessoa que vivia na morte e,através do conhecimento íntimo com Jesus viveu para a vida plenamente. E Paulo conta o segredo de viver uma vida de Vida plena: Não ouvir as coisas da carna, mas coisas de Deus... Paulo dá ainda uma última pista importante para vivermos uma vida plena: somos escolhidos desde o ventre materno. Nascemos para a vida verdadeira, não para nos iludirmos com desejos e coisas da carne.
Bom Domingo, e uma santa semana! (10ª comum...!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário