VISITAS:

Seguidores

domingo, 13 de março de 2011

I DOMINGO DA QUARESMA


Através de Adão todos morreram. Através de Cristo todos vieram à Vida.

Primeira Leitura > Gn 2,7-3,7
Segunda Leitura > Rm 5, 12-19
Evangelho > Mt 4, 1-11

Um dia desses fazia sol no Édem. Era mais um dia ensolarado no jardim. Eva não tinha nada para fazer, aliás, até tivesse: decidia qual nome iria dar à galinha. Deu galinha. Bem, mas enquanto Eva se questionava sobre sua vida maravilhosa, ele recebe uma visita inesperada: a Serpente. Eva se surpreende, não era comum da serpente por aquelas bandas. Seria linda a história se fosse assim. mas não é. A serpente se aproximou da mulher não porque ela não tinha nada a fazer, mas justamente pelo contrário. Eva tinha sim um afazer, era a guardiã da Ávore-do-centro-do-jardim ! A serpente era astuta, sabia disso. Sabia que deus dera à Adão cuidar de todo o jardim e à Eva cuidar daquela árvore tão especial. A serpente tinha conhecimento disso. Imagino eu que desde o momento em que Deus mandara à Mulher guardar aquela planta ela não a tenha tirado de sua cabeça. Talvez até fosse o centro de sua vida: guardar a árvore-do-centro-do-jardim de quem Deus. Lá estava Eva, vigiando a árvore não contra alguem, mas dela mesma. Então aparece a astuta cobra. E ela questiona à mulher o que ela fazia alí, parada, atenciosa à uma árvore em meio a tantas outras mais belas?
A astuta pergunta porque Deus a proíbe de comer do fruto... Eva lhe dá uma clara resposta: pois se não vamos morrer. Mentira! replica a cobra. Como? Inocente Eva! Se ela soubesse em que acarretaria seu ato! Mas sabia. fez. Deus, ao saber do ocorrido, ao saber que seu único pedido fora quebrado pela fraqueza da mulher, fica triste. Observem que Deus não mata instantaneamente a sua obra, mas lhe dá um tempo para pensarem e sentirem as consequências de suas ações.


Mas esta história possui um final feliz: Cristo jesus. Cristo é o novo Adão.
No Evangelho de hoje está claro: A antiga serpente agora parece em sua forma real: o tentador, o recalcado, o encardido, o Demônio. Jesus é Adão. O Paraíso dá lugar ao deserto. As tentações são as mesmas. as respostas ao tentados diferentes.
Em Gênesis a serpente oferece o conhecimento e o poder (a igualação a Deus)
No Evangelho o encardido oferece o poder e o domínio sobre os reinos da terra.
Mas jesus mostrou ao tentador que é que manda: Nosso Deus!

Peçamos nesse 1º Domingo da quaresma a graça de superarmos as tentações, sejam da carne ou do espírito seja as comunitárias e as particulares. Penetremos nesse grande deserto e vigiemos a árvore da vida. Rezemos também pelos irmãos do Japão que sofrem com os gritos de agonia de nosso lindo planeta. A todos um bom domingo e uma penitente semana.

Paz e bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário